segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Identidade individual e social

Relações entre o indivíduo e o social

A relação entre o indivíduo e a sociedade sempre esteve em voga, seja na sociologia clássica onde somos vistos como um produto do determinismo social, seja na sociologia contemporânea onde considerando nossa complexidado. Tanto com relação a personalidade, quanto contexto social onde estamos inseridos, entende-se que estes dois fatores (social e individual) são indissociáveis.

Dentro deste contexto, foi elaborada a atividade a seguir para o módulo Psicologia Organizacional - do curso de graduação tecnológica em processos gerenciais da FGVonline, que teve como objetivo analisar a complexidade do viver coletivo e do quanto nossa individualidade interfere no social.

Complexidade do viver coletivo

Para discorrer sobre o viver coletivo, precisaremos antes refletir o indivíduo e como ele se forma.
A personalidade é algo tão complexo que não existe consenso sobre ela. Há diversas teorias como a psicodinâmica (onde a personalidade é uma organização dinâmica), a cognitiva (em que as características do indivíduo são constituídas racionalmente pelo próprio sujeito), a comportamental (onde a personalidade é expressa pelo comportamento observável) e a Rogeriana ou da fenomenologia (onde a personalidade é um processo sempre em formação). O que diferencia estas teorias é o peso dos determinantes externos (sociais, culturais, históricos, ideológicos) ou internos (pulsões, instintos, características herdadas).
Estes determinantes externos são base para o estudo da Psicologia Social, que deve ser interdisciplinar, já que os determinantes internos (medos, desejos, ambições, necessidades, vaidades) são projetados no externo, contribuindo para sua formação, e esse mundo social influencia nossa estrutura pessoal, criando um ciclo constante.



Figura 1.



Vimos na figura acima que o indivíduo e a sociedade interagem e não se isolam. Segundo Marx, o homem é no sentido mais literal, um zoon politikon, não só animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade.
Jean Jacques Rousseau, desenvolveu a idéia de que a sociedade deve ser regida por um contrato social, em que cada indivíduo renuncia algo de si em prol do bem comum. A partir daí Rousseau prescreveu a maneira de se constituir a sociedade, onde o todo seja contemplado e os diretos dos cidadãos defendidos. Logo, cada sociedade tem o seu contrato específico, baseado em sua cultura, valores, governança e etc.
E conforme descrito na bandeira nacional brasileira, a sociedade precisa de ordem para garantir o progresso.


Exemplos do cotidiano

O filme Não é que parece – episódio Indivíduo e Coletivo, mostra o exemplo do jovem Edson José de Oliveira Silva, que mora na comunidade do Vidigal no Rio de Janeiro – Brasil, estuda no colégio Maria José Teixeira Filho, torce pela equipe de futebol Flamengo e participa da comunidade não governamental Nós do Morro. Tanto o Brasil, Rio de Janeiro, comunidade do Vidigal, colégio Maria Teixeira Filho, Flamengo e comunidade Nós do Morro já existiam antes do jovem Edson José de Oliveira Silva nascer. Estes elementos interferiram no formação de Edson e no que ele se tornou. Edson por sua vez, contribui ativamente para a sociedade também transformando-a. Novamente vemos aqui o ciclo da figura 1, onde indivíduo e sociedade se complementam.

Por isto tudo, percebe-se que os limites entre o social e o psíquico se confundem, se fundem e nos confundem. Pela complexidade é um tema que não se esgota, sendo ainda mais dinâmico com o intercambio cultural promovido pela globalização. Particularmente, acredito que a preocupação com o social além do indivíduo deve ser disseminada para que garantamos um mundo habitável e consigamos assim garantir o interesse pessoal de sobreviver como espécies.

Referências bibliográficas

PRINA, Júlio Leopoldo Silva. Indivíduo e Sociedade: Escolhas individuais ou vontades coletivas? UFSC. Disponível em http://www.tede.ufsc.br/teses/PGSS0017.pdf. Acesso em 01 de outubro de 2009.

Hertwig, Daniela von. Formação da identidade individual e social e suas relações. Disponível em http://danielavhm.blogspot.com/2008_07_01_archive.html. Acesso em 01 de outubro de 2009.


Filme - NÃO é o que parece!. Episódio: Indivíduo e coletivo. Direção: Rosane Svartman; Paulo Nascimento; Alexandre Lucato; Giu Zanelato; Marcelo Pinheiro. Brasil: Accorde Produções/Gaia Produções/Oficina de Imagens, 2002. 24 min., son., color.

Nenhum comentário:

Postar um comentário