Apesar de haver registros da utilização da qualidade desde os primórdios, (ex. construção das pirâmides, arquitetura de diversos povos antigos, etc.), foi a partir de 1900 que se iniciou a evolução do conceito que vivenciamos atualmente.
Hoje, com a alta competitividade e acelerada mudança tecnológica, podemos observar que as empresas que possuem uma gestão voltada para a qualidade total, acabam tendo vantagem competitiva quando comparadas com as demais, e é dentro deste contexto que foi elaborada a atividade a seguir.
Evolução da qualidade ao longo do tempo
Antes da revolução industrial, quando a atividade produtiva era artesanal e manual, o próprio trabalhador inspecionava o resultado de sua obra. Quando o homem passou a perder o controle do processo produtivo, sistemas mais rebuscados de qualidade tiveram de ser criados, conforme ilustrado na figura 1, mas no meu ponto de vista, foi a partir da reconstrução do Japão destruído pela segunda guerra mundial, que a qualidade se firmou como ferramenta de gestão. Neste período, William Edwards Deming (1900-1993), fez contribuições significativas para os japoneses, quando ensinou aos altos executivos como melhorar a qualidade de seus produtos, através de vários métodos, incluindo os estatísticos.
No Brasil, com a abertura ao comercio internacional, ocorrida na década de 90 durante o governo Collor, o consumidor passou a ser mais exigente e detalhista. Desde então, qualidade passou a ser um diferencial competitivo também para as empresas do nosso país.
Atualmente, a qualidade deve estar ligada ao planejamento estratégico das organizações, para que seja vivenciado desde a alta gestão e se torne uma prática inerente, garantindo total parceria com os clientes, fornecedores, sociedade e comunidade (vide figura 2).
Figura 1:
Figura 2
Vantagens específicas da gestão pela qualidade total
Entende-se por gestão pela qualidade total (ou TQM oriundo do inglês Total Quality Management), a estratégia de administração que busca maximizar os resultados da organização por meio da satisfação simultânea de todas as partes interessadas, ou seja, os clientes, empregados, acionistas, meio ambiente, comunidade, sociedade e fornecedores.
Há diversos modelos de sistema da qualidade, sendo destaque as normas da série ISO 9000. Dentre os benefícios da norma, podemos destacar:
Benefícios qualitativos: utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais, mão-de-obra), disciplina a produção e uniformiza o trabalho, auxilia o treinamento e melhora o nível técnico da mão-de-obra, registra o conhecimento tecnológico, facilita a contratação ou venda de tecnologia;
Benefícios processuais: participação em programas de garantia da qualidade, controle de produtos e processos, padronização de controle e processos de laboratório, segurança do pessoal e dos equipamentos, racionalização do uso e tempo;
Benefícios quantitativos: redução do consumo e do desperdício (gestão de materiais), especificação de matérias-primas, padronização de componentes e equipamentos, redução de variedade de produtos, procedimentos para cálculos e projetos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Vantagens obtidas pelas empresas que adotam essas práticas em seus processos
Vantagens específicas da gestão pela qualidade total
Entende-se por gestão pela qualidade total (ou TQM oriundo do inglês Total Quality Management), a estratégia de administração que busca maximizar os resultados da organização por meio da satisfação simultânea de todas as partes interessadas, ou seja, os clientes, empregados, acionistas, meio ambiente, comunidade, sociedade e fornecedores.
Há diversos modelos de sistema da qualidade, sendo destaque as normas da série ISO 9000. Dentre os benefícios da norma, podemos destacar:
Benefícios qualitativos: utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais, mão-de-obra), disciplina a produção e uniformiza o trabalho, auxilia o treinamento e melhora o nível técnico da mão-de-obra, registra o conhecimento tecnológico, facilita a contratação ou venda de tecnologia;
Benefícios processuais: participação em programas de garantia da qualidade, controle de produtos e processos, padronização de controle e processos de laboratório, segurança do pessoal e dos equipamentos, racionalização do uso e tempo;
Benefícios quantitativos: redução do consumo e do desperdício (gestão de materiais), especificação de matérias-primas, padronização de componentes e equipamentos, redução de variedade de produtos, procedimentos para cálculos e projetos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Vantagens obtidas pelas empresas que adotam essas práticas em seus processos
As empresas que adotam a gestão pela qualidade total, obtêm vantagens que vão além da satisfação do cliente, como:
Redução dos custos internos;
Aumento da produtividade;
Melhoria contínua dos processos;
Facilidade de acesso a novos mercados;
Maior capacitação dos colaboradores;
Monitoramento do ambiente de trabalho, entre outras.
Um exemplo de empresa pautada na gestão pela qualidade total, que teve um crescimento representativo nos últimos anos, é a InBev. Formada inicialmente da junção das cervejarias Brahma e Antarctica, a AmBev tem como vertical trabalhar com as metodologias de Gerenciamento pelas Diretrizes e Gerenciamento da Rotina, descritas pelo Prof. Vicente Falconi em livros que levam exatamente estes títulos. Em 2004 a AmBev se fundiu com a cervejaria Belga Interbrew, passando a controlar 14% do mercado mundial de cervejas, prevalecendo o modelo de gestão já adotado no Brasil.
Conclusão
As empresas deixaram de ter o maquinário e a tecnologia como diferencial competitivo, tento atualmente o homem como grande responsável pelo “tempero” de seus negócios. Só as pessoas têm a capacidade de tornar os produtos e serviços únicos, em um mundo onde tudo se cria, copia e reinventa de forma acelerada.
Para inovar, assegurando a qualidade já adquirida, percebida e exigida pelo cliente, as organizações precisam integrar de forma inteligente todos os processos já conhecidos no mercado (como por exemplo o Six Sigma, Lena, TOC, Gestão por processos, etc.), e novamente aí está o homem, com o grande desafio de fazer com que estas metodologias se completem de forma harmônica, gerando efetiva vantagem competitiva.
Referências bibliográficas
Fontes:
GESTÃO da qualidade – TQM. Disponível em:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/858/gestao_da_qualidade_-_tqm. Acesso em: 30 ju
n. 2009.
EVOLUÇÃO da qualidade. 08 nov. 2005. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/evolucao_da_qualidade/11538/
Acesso em: 30 jun. 2009.
Revista Banas Qualidade. Disponível em: http://www.rdconsultoria.com.br/topic.asp?TOPIC_ID=69&FORUM_ID=17&CAT_ID=2&Forum_Title=Acredita%E7%E3o&Topic_Title=Historia+da+Evolu%E7%E3o+da+Qualidade. Acesso em: 08/03/2010.
História da qualidade. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/disserta99/alberton/cap6.html. Acesso em: 08/03/2010.
Faculdade Atenas Maranhense – Disciplina Gestão da Qualidade Total. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/4407424/Gestao-da-Qualidade-Total. Acesso em 08/03/2010.
SCHEFER, Fabiano; antagens da implantação de sistemas de gestão da qualidade. Disponível em: http://www.ibmex.com.br/artigos/vantagens...pdf. Acesso em 09/03/2010.
MARIANA,Lima Bandeira; ANTÔNIO,Luiz Marques; CLÉA,Martha Quaresma do Santos. Líder ou gerente: eis a questão. In: Reflexões sobre o papel gerencial: um perfil modernizador. UFMG. S/D. Disponível em :http://www.geocities.com/hollywood/studio/1554/artigos/artigo01.html. Acesso em: 04 de set. 2009.
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